quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Olha o aviãozinho [...]

Eu sempre tive muita vontade de alimentar Alice, fiquei super ansiosa para preparar comidinhas, oferecer frutas e ver qual seria a relação dela com a comida. Com meses de antecedência fiz uma lista de receitas de papinhas e pendurei na geladeira para que a pequena tivesse um cardápio bem variado e não enjoasse logo dos alimentos que eu iria oferecer. Apesar dessa euforia, tomei consciência de que no início da introdução alimentar as coisas devem fluir muito calmamente e  geralmente são oferecidas primeiramente frutas amassadinhas, entre elas maçã argentina, banana maçã, pêra, abacate e mamão papaya entre as mamadas - da manhã ou da tarde-, apenas uma porção por dia e de preferência  a mesma fruta por 3 dias para que a gente possa observar se a criança tem alguma reação alérgica/ diarreia e poder suspender o que fez mal futuramente. É importante ressaltar que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade pois o leite materno contém tudo o que o bebê precisa e que a introdução alimentar deve ser feita após esse período -aqui aconteceu aos 5 meses, vergonha- e bem com calminha!
Após a adaptação do bebê às frutas, inicia-se a introdução das papas salgadas também uma vez ao dia (hora do almoço).É importante que as papinhas contenham uma proteína ( ovo, músculo, frango), um carboidrato ( arroz, macarrão) e duas verduras/legumes, mas bem no início a carne é apenas cozida junto com o restante dos ingredientes e não oferecida à criança e o ovo é dado apenas um quarto da gema 2 vezes por semana -descartar a clara- e com o passar das semanas vai aumentando a porção ( 1/4, aí na segunda semana 2/4, terceira semana 3/4 e última semana a gema inteira). Muitas mães preferem dar os legumes cozidos separadamente e depois da aceitação do pequeno começar a fazer as papinhas, aí depende de cada família e de cada bebezico! O tempero deve existir, mas bem suave! Eu sempre utilizei cebola, alho, uma colherinha de azeite, salsinha/cebolinha e pouco sal.
Aos sete meses e meio Alice já almoçava e jantava - 12:30 e 18:30 respectivamente- e comia duas porções de fruta - uma pela manhã e outra no meio da tarde- e também já havia experimentado caldinho de feijão e purêzinho de batata. Aos 8 meses ofereci os pedacinhos de carne junto à papinha e também bife borrachudo dado na mãozinha dela.
O leite materno segue firme e forte por aqui, em livre demanda! Da mesma forma ofereço água mineral para manter a hidratação e também água de coco que ela adora! Gelatina, picolé de leite materno e de frutinhas batidas no liquidificador Alice adora, mas só de vez em quando! Ah, muito importante:
-Não bata a papinha no liquidificador! Amasse sempre com um garfo pois só assim você estará fazendo seu bebê exercitar a mastigação;
-Deixe a criança ter contato com a comida, assim ela cria uma relação positiva desde cedo;
-A papa salgada segue o mesmo critério da fruta, oferecer a mesma por 3 dias para observar a reação da criança e também a preferência!
Após um ano de idade a criança já pode comer a mesma comida da família, mas é claro que sem exageros em temperos, tudo com bom senso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário