sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Baby Independência!

Fonte: Mamãe e cia

Eu estava no quarto de Alice, quando Yohann instigando a pequena apareceu no quarto com ela logo em seguida! Quase ~morri~ de alegria! Ela aprendeu a engatinhar, bem desajeitadinha, mas tão linda! Veio vindo ao meu encontro, com papai supervisionando logo atrás dando gritinhos de felicidade. Anos poderão passar e não esquecerei essa cena.
Agora ela fica de lá para cá, como se estivesse descobrindo tudo de uma só vez, e para completar: ficou em pé no berço. Dá para apertar a tecla pause? Ou dá para colocar em slow motion? Ontem ela brincava sentadinha na frente da tv e hoje ela já vai de um cômodo a outro, já fica em PÉ! Difícil para uma mamãe assimilar tantas mudanças em um só dia. Risos. 
Que delícia! Eu como mãe babona e chorona que sou,  já quis contar para todo mundo e fiz diversos vídeos para mostrar a ela quando for mocinha. Pensando nessa relação de amor que temos, lembrei de um assunto que muito tem a ver com tudo o que senti hoje, o significado de maternidade e de maternagem. 
A maternidade é um estado "fisiológico", é o ser mãe na questão física mesmo, gerar e dar a luz, mesmo que sem a intenção ou a vontade de ser mãe. Já a maternagem é o que vem depois disso, ou também sem esta etapa - no caso da adoção- é estreitar laços, cuidar com afeto e carinho, é uma relação que envolve muito amor e zelo. A cada pequena conquista da minha filha meu coração se enche de um sentimento que não tem explicação, a vontade é de beijar, abraçar e as lagriminhas escorrem por aqui!
Ser mãe sem dúvida é a melhor parte de mim, é a parte que despertou o interesse pelas pequenas coisas, pela atenção aos detalhes, pelos momentos únicos que só essa experiência pode trazer. Então, a partir de agora tenho uma pequena exploradora, cheia de vontade de aprender e eu com vontade de ensinar. Já vou tratar de fazer algumas mudanças em casa. Aproveito e deixo as dicas:
-Proteger tomadas;
-Esconder fios e extensões;
-Colocar feixos nas gavetas e armários ( evita dedinhos espremidos);
-Deixar produtos de limpeza,perfumaria e remédios fora do alcance da criança;
-Trocar de lugar facas e objetos afiados;
-Colocar protetores de porta para evitar que fechem e machuquem o bebê;
- Trocar a lixeira de lugar ou evitar que a criança tenha contato;
- Proteger cantos de mesinhas/móveis;
-Deixar objetos pesados bem fixados ( por exemplo estantes e televisões) e não apenas apoiados para evitar que caiam sobre a criança; 
- Deixar a porta do banheiro sempre fechada, restringindo o acesso da criança;
-Não deixar recipientes ( balde, bacia, banheira, etc...) cheios d'água ao alcance, crianças afogam-se com o mínimo de água;
-Não deixar moedas, fios, cadarços, sacolas, nem nada que possa enforcar e asfixiar ( MUITO CUIDADO!)
- Manter a grade do berço abaixada ao máximo;

A princípio foi o que eu lembrei, ainda estou eufórica com a novidade! São mudanças demais não é mesmo? Vou tratar de adequar tudo para que Alice possa explorar sem perigo algum o nosso lar!
Vou dormir feliz - e um tantinho preocupada- hoje! 

#aliceindependente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário