quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A criação com apego e os bebês "bonzinhos" [...]

Fonte: Iroma Baby

Pessoas são engraçadas/ palpiteiras não é mesmo? Alice sempre foi uma criança que chora pouco- mas isso tem um motivo- e aí eu sempre escutava coisas do tipo:
-Nossa, vocês ( eu e Yohann) são tão agitados, deveriam ter um furacãozinho em casa! Ai gente, dá para imaginar a minha cara nessa hora? Risos. O fato é que eu vou revelar um segredinho de como eu tornei a minha filha essa criança fofa e pouco chorona, e tcharaaan:  criação com apego (attachment parenting) discutida pelo americano e médico pediatra Dr.William Sears, criada primariamente por John Bowlby! 
Como prometido eu vim falar um pouquinho sobre esse assunto e quem sabe ajudar futuras mamães a entrarem nessa onda que só irá beneficiar o desenvolvimento psicológico, físico e neurológico da cria. Esse tipo de criação não surgiu de uma hora para outra, são mais de sessenta anos de muito estudo por parte de psicólogos e neurocientistas e a Attachment Parenting International (API)  colabora para que atividades sejam desenvolvidas a fim de estreitar vínculos entre mãe/pai e filhotes. A base da criação com apego é entender que crianças necessitam de contato corporal com os pais ( ou cuidadores)  para que sintam-se seguras, que suas necessidades devem ser atendidas prontamente - não há motivo para deixar um bebê chorando por vários minutos no berço por exemplo-  e também criar  fortes vínculos entre pais/crianças para que futuramente sejam adultos empáticos.
 Novamente, a empatia é palavra chave da criação com apego, juntamente com proteção, cumplicidade e proximidade. Tente colocar-se no lugar do seu bebê, ele  passa a gestação inteirinha juntinho da mãe, escutando seu coração bater, com suas necessidades sendo supridas através do cordão umbilical e de repente ele vem para este mundão, aí você quer que ele chegue em casa e durma uma noite inteira no berço sem reclamar, sozinho, sem o calor e o cheiro da mãe. A mim, parece extremo demais! 
Criança necessita de aconchego, precisa perceber que seus pais estão em total sintonia e que não impõem  regras sobre como irão passar o dia - meu bebê só ira mamar religiosamente de 3/3 horas- já pensou alguém que regra o seu colo e a sua comida? Pode ser que eu almoce agora mas que daqui a pouco eu esteja com fome novamente por não ter me alimentado muito bem e eu sou adulta, sei me virar sozinha e procurar comida, mas e um bebê? Ele realmente precisa chorar de fome? 
Pensando nas necessidades de crianças em seus primeiros anos de vida a API do Dr. Sears nos brindou com oito princípios que formam pais ( ou responsáveis) apegados, e são eles:
 -Preparação para a gravidez, o nascimento e a mater-paternagem;
- Alimentação com amor e respeito;
- Responder sempre com sensibilidade;
- Praticar a Criaçao baseada no Apego;
- Incluir esa criação também durante as noites;
- Fornecer carinho constante;
- Praticar a disciplina positiva;
- Esforçar-se para o equilíbrio na vida pessoal e familiar. 

A attachment parenting inclusive é uma solução para os chamados  high need babies ou bebês com altas necessidades, que costumam ser mais intensos em demonstrar sentimentos, mamam com mais frequência principalmente para manter o contato com a mãe e querem ficar grudadinhos as vinte e quatro horas do dia. O uso de slings (faixa retangular de pano que é utilizada para aproximar mãe e bebê através de amarrações/argolas) - que eu me arrependo até o fundo da alma de não ter comprado- para um contato corpo-a- corpo, a cama compartilhada (segura) ,amamentação em livre demanda e o equilíbrio entre necessidades pessoais e  mater/paternidade são fundamentais! É claro que os pais devem dosar e seguir os seus instintos de criação para uma relação natural e não forçada. 
Aqui em casa deu super certo, eu e Yohann nos adaptamos muito bem a essas teorias e o que eu acho mais bacana é que ele dissemina isso e fala com propriedade para quem perguntar quais são os princípios, fala de apego como quem fala de futebol. Risos.
Essa é uma conversa para muitos posts, mas o nosso início já foi bem produtivo - eu espero- !

Um abraço apegado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário