domingo, 12 de janeiro de 2014

Dá um cantinho?



Quando nossa pequena veio para casa dormia em um moisés ao lado da minha cama e eu podia escutar cada respiraçãozinha dela! Assim foi o nosso primeiro mês, estava frio e ela bem aconchegada ali! Com o passar dos dias e a queda da temperatura nossas noites passaram a ficar um pouco complicadas pois mesmo bem agasalhada Alice parecia não conseguir manter a temperatura e chorava pelo o que eu acredito, ser frio. Eita coração mole de mãe, quando ela terminava de mamar estava tão quentinha e aninhada que não tinha coragem de colocá-la no bercinho e aí passei a deixá-la ao meu lado. Eu quase não pregava os olhos, preocupava-me aquela criança tão pequenina e frágil ao meu lado, eu tão cansada[...]. 
Resolvi que ela iria para o berço, afinal, montamos um quarto tão lindo para ela e teria que ter alguma utilidade senão apenas enfeite! Ai minha gente, e quem é que disse que eu conseguia dormir? Minha recém nascida estava longe de mim e eu tinha tanto medo de não escutá-la durante a noite, resolvemos definitivamente que ela ficaria ao nosso ladinho e para isso fui pesquisar sobre a cama compartilhada, sobre como fazê-la de forma segura e consciente e achei muitos artigos que me ajudaram na hora de tomar essa decisão - que foi acertadíssima- de compartilhar espaço.
Nosso apartamento é muito pequenininho e por este motivo não pude colocar o berço de Alice  sem uma das grades laterais ao lado da minha cama e aí fiquei encucada em como poderia fazer. Entãão, confiei no meu instinto materno e nos documentos que li e botei para quebrar! Segue as dicas:
- Jamais deixe o bebê dormindo entre os pais! Sempre entre a mamãe e uma parede/grade do berço;
-Evite utilizar a mesma coberta, o bebê deve usar a sua roupinha de cama;
- Não deixe traveseiros, almofadas ou edredons fofos em contato com a criança pois há risco de sufocamento;
- Em caso de uso de medicamentos para dormir ou que causem sonolência como os antialérgicos, bebida alcóolica ou qualquer tipo de drogas -fumantes entram aqui-  não compartilhar cama!;
- Somente a mãe deve fazer cama compartilhada, irmãos, tios ou a babá não são aconselhados pois não possuem o instinto que a mãe tem de acordar ao menor sinal da criança;
-Cuidado com o superaquecimento, lembre-se que além das cobertas e da roupinha do neném há calor humano;
- Não permita que o bebê durma com animais de estimação;
-Em caso de pais muito grandes ou obesos, evitar a cama compartilhada;
-Evite cordinhas para amarrar a chupeta - caso a criança faça uso-, capuz com fitinhas de amarrar, cordões ou laços;
-Mamães que possuem cabelo comprido devem prendê-lo;
- Não utilizar perfume/ creme com cheiro forte pois pode causar incômodo ao bebê;
-Ao acordar, não deixar a criança dormindo sozinha na cama!



Com esses cuidados simples as noites com certeza irão ser muito mais calmas pois com o bebezico ao lado a amamentação noturna torna-se muito mais fácil, a criança menos desperta e segura. Com o tempo falaremos mais sobre a cama compartilhada e seus prós/ contras!
Boa noite ;) Bom domingo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário