sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dormir fora de casa  {...}

Fonte: Blonde

Essa noite temos uma visita aqui em casa para passar a noite, meu irmão João Miguel de 5 anos. E olha, pude perceber logo de cara que a mudança ao sair de casa continua pois ele trouxe a malinha de roupas, o colchão, a sacolinha de comida -exagero né mãe Vivi, aqui tem comida! risos- e a sacolinha com o mamá de iogurte e o copinho. Mas, o que me chamou atenção foi justamente uma coisinha que estava na malinha de roupas, o elefantinho azul que ele ganhou quando ainda era bebê e que provavelmente é o seu objeto de transição.  
Este objeto é geralmente um brinquedo que a criança é apegada, uma fraldinha,naninha ou bichinho e serve para que possa substituir por alguns instantes a presença da mãe/pai e consolá-la caso seja necessário. Faz parte muitas vezes do ritual para dormir, para ir à escola ou ficar longe dos pais enquanto trabalham e pode ou não ser escolhido pela criança. Alice ainda não tem um objeto transicional, mas eu super quero estimular a pequena para que tenha e  possa ter um conforto longe de mim e de Yohann quando precisarmos nos ausentar. Para estimular o pequeno a escolher o seu objeto de transição é muito simples:
-Antes de dormir ofereça o objeto em questão para a criança;
- Ao deixá-lo (a) com algum parente/amigo leve o objeto junto;
-Procure um objeto que não ofereça perigo à criança - com pontas ou duro- para evitar acidentes;
- No caso de utilizar um urso de pelúcia mantenha-o sempre limpinho - olha os ácaros minha gente- e retire-o do berço após a criança dormir;
-Não permita que a criança torne-se dependente do objeto e sim apenas ofereça em horários específicos como sair, ir à escola, dormir[...].
O objeto transicional é bem aceito principalmente durante o primeiro ano de vida e ele deixa de ser importante por volta dos 6 anos de idade, mas é claro que isso depende muito de cada  criança! Reforçando: o objeto deve ser apenas um consolo e não uma necessidade , então colocar limite é a melhor solução!
Boa noite, um beijo!

#objetodetransicao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário