sábado, 4 de janeiro de 2014

Ai, que sono!

Fonte:Pinterest


Logo que soube que estava grávida muitas pessoas vieram com o mesmo discurso: 
-Aproveite para dormir agora, quando o bebê nascer você não terá mais uma noite de sono tranquilo sequer!Dar esse conselho a mim é mesma coisa que deixar criança largada em uma fábrica de doces por uma semana! Risos. Eu amo dormir e sempre prezei pelo  meu sono, porque como a maioria das pessoas costumava ficar um pouco mau humorada se deixasse de descansar. /
Alice nasceu e eu fiquei esperando que as minhas noites virassem de ponta cabeça, mas agora que ela já está  um pouco crescidinha tenho a impressão de que olheiras não fizeram parte de mim, que o cansaço quase não existiu- mentiiira, é só olhar fotos minhas no primeiro mês- e que as noites com a pequenina sempre foram muito fáceis. Tenho que confessar que o primeiro mês foi  trabalhoso e de adaptação à nova rotina, pois mães de primeira viagem sempre encontram um motivo para estar observando a cria enquanto dorme e perguntas como- ele está respirando?- sempre passam na nossa cabeça! A preocupação com o bem estar da criança, se está com frio ou calor, se está bem acomodado ou com fome,  nos fazem passar horas acordadas apenas para ter a certeza de que tudo ficará bem. 
Quanto ao número de horas de sono ininterruptas é uma incógnita! Cada criança possui um ritmo, um tempo e que também depende muito da rotina da família. Aqui em casa costumamos ir dormir muito tarde, pois Yohann chega em casa quase todos os dias as 23 horas- após sair  da faculdade-  e desde que a Lili nasceu esperamos por ele para que participe da hora do banho e esse seja um momento nosso de cuidado e cumplicidade. Por este motivo nossa pequena nunca dormiu antes da meia noite, mas em compensação sempre nos deu umas horinhas a mais de sono pela manhã. Nos três primeiros meses de vida ela costumava a acordar em média 3 vezes durante a madrugada para mamar e a partir dos 6 meses ela passou a mamar apenas uma vez por noite! Nos chamados picos de crescimento e desenvolvimento ela deu um trabalhinho a mais e exigiu atenção redobrada durante dias e noites, mas que duraram em média uma semana. Em um próximo post eu explico melhor sobre esses picos! 
O fato é que não há uma fórmula mágica para que bebês durmam bem, mas da mesma forma vou deixar minhas impressões para uma noite mais tranquila! E são elas:
- Procure dar banho no bebê pouco antes de colocá-lo para dormir, isso ajuda no relaxamento da criança;
-Propicie um ambiente calmo e tranquilo, de preferência com uma luz fraquinha de abajur ( mas não deixe ligado a noite toda, pode ser perigoso);
-Se achar necessário coloque uma música suave, bem baixinha para ajudar a ninar o bebê (eu escutava sempre a mesma música quando estava grávida, Alice parecia reconhecer, eu achava incrível!!);
- Oferte um objeto de transição, que pode ser uma naninha, uma fralda ( mas retire sempre após o bebê dormir);
-Ofereça aconchego, seja para que adormeça no colo ou diretamente no berço, o bebê necessita estar seguro para que durma bem!
-Coloque sempre o bebê de barriga para cima!!
Aqui em casa a hora do sono sempre vem acompanhada de muito carinho, pois optamos por fazer cama compartilhada desde que ela era bem pequenininha, e não nos arrependemos disso! Defendo com unhas e dentes essa criação com apego mesmo sabendo que muitas mães abominam o fato de dividir o quarto com os filhos, quem dirá a cama. Mas é questão de escolha e apesar da nossa Lili possuir o quartinho dela, escolhemos assim! Esse é um assunto que "dá pano para a manga" e que tratarei com mais cuidado com o passar do tempo! Agora vamos tratar de dormir por aqui que já estamos no horário! 
Boa noite! 

#sono #camacompartilhada #criacaocomapego


Nenhum comentário:

Postar um comentário