terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lê para mim? 


Fonte: Universo da Leitura

Oi amados! Hoje o post é dedicado a quem está sempre dando uma passadinha por aqui para acompanhar um pouquinho do que eu tenho para dividir, hoje é o dia do leitor! Como é bom escrever, mas ainda melhor é ler! A leitura além de informar faz com que possamos fugir um pouco da realidade e nem que seja rótulo de shampoo, quem lê aprende sempre uma coisa nova! 
Alice desde a barriga já escutava histórias contadas por mim e pelo papai dela, algumas de livros e outras inventadas- Yohann é a criatividade em pessoa nesses momentos- e eu pretendo seguir incentivando esse hábito para que a leitura não seja vista como obrigação por ela e sim um momento prazeroso! Eu desde pequena sempre tive muitos livrinhos, presente geralmente da minha mãe que é professora de língua portuguesa e também de minha avó. Tenho um avô poeta/escritor  que também sempre serviu de inspiração e que costumava colocar-me para dormir só depois de uma estória! Lembro bem que no início do namoro resolvi dar um livro para o meu marido que fez uma cara do tipo -ah, um livro...obrigada- e eu fiquei super tristinha porque jurei que estava arrasando e depois ele confessou que detestava ler! Ai-meu-deos! Como pode alguém não gostar de ler? É por isso que aqui em casa as responsabilidades são bem separadas:
- Papai ensina o amor/macetes pela área de exatas;
Mamãe habitua a gostar de ler! Nossa pequena aos quase 10 meses de vida já possui uma pequena coleção de livros (herdada da titia Mariana) e também presente da dinda Vivi e da titia Georgia! O bom é que estamos cercadas de uma família de leitores então eu estou em vantagem em relação ao papai de Alice. Risos. 
Deixando as brincadeiras de lado, uma pessoa que lê tem maior facilidade para escrever, possui geralmente um vocabulário amplo, consegue formar opinião sobre diversos assuntos ou então ao menos ter uma noção melhor sobre determinado acontecimento e a criança passa a ir melhor na escola pois está acostumada a  interpretar textos. Sempre gostei muito de teatrinhos e vivia arrastando as amiguinhas/vizinhas para fazer apresentações para os pais, de textos que muitas vezes nós mesmas criávamos! Escrevia livrinhos de história para dar de presente e as vezes fazia a minha versão de algum livro que eu havia ganho, tudo muito colorido e ilustrado.Com isso eu deixo a minhas dicas de hoje:
-O incentivo vem geralmente de casa, portanto se você mãe/pai não gosta muito de ler, recrute um tio/tia/primo/dinda ou familiar para te ajudar!
-Leia ao menos uma vez por semana para a criança e de preferência livros bem ilustrados ou interativos (relevo, fantoches...)
-Esteja atento à faixa etária da criança e a indicação no livro pois dessa forma evita o desinteresse por parte da criança;
-Quando o pequeno for" maiorzinho" peça para que ele faça um desenho sobre o que entendeu da história ou até mesmo sobre sua parte favorita do livro;
-Deixe fluir a criatividade na hora de contar histórias,utilize fantasias, mude a entonação da voz, isso faz muita diferença!
-Entre os passeios programados inclua uma visita à bibliotecas e livrarias;
-Presenteie os pequenos com livros sempre que puder!
Aproveite o dia de hoje para iniciar esse hábito tão saudável, nunca é tarde para começar não é mesmo?

#leitura #diadoleitor



Nenhum comentário:

Postar um comentário