terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fogos de artifício versus Crianças, um perigo!



As festas de fim de ano sempre acompanham espetáculos pirotécnicos que são em sua maioria muito bonitos, mas com eles muitos acidentes graves acontecem! O importante é estar ciente de que fogos de artifício não devem ser manuseados por crianças, pois podem causar queimaduras de segundo grau que necessitam de um tratamento mínimo de duas semanas com acompanhamento médico/hospitalar e causam muita dor! 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) nessas épocas festivas - festa junina e ano novo- o número de atendimentos a pacientes queimados quase dobra, e em  cerca de 80% dos casos os feridos são crianças. Eu vou contar para vocês que tenho muiiito medo de ficar perto de qualquer tipo de material explosivo, então quase nunca acompanho a queima de fogos, só bem de longe mesmo! Então, eu vim deixar algumas dicas bem importantes para evitar que esses problemas aconteçam!
A primeira delas é sempre comprar esses artifícios em lojas especializadas, com selo de " segurança";
-Verificar sempre a faixa etária de manuseio desses artifícios e respeitá-la!;
-Seguir exatamente as instruções de manuseio do fabricante dos artifícios;
-Descartar imediatamente fogos/bombinhas que falharam, caso contrário pode-se correr o risco de explodir ao manusear novamente;
-Nunca acender os artifícios próximo ao rosto e nem ficar segurando pois devem ser colocados em uma base específica!;
-Não deixar bombinhas/ pólvora nos bolsos da roupa pois com o calor podem explodir;
-Não soltar fogos de artifício em locais fechados ou próximos a fios de luz;
E principalmente:
-MANTER AS CRIANÇAS AFASTADAS ao manusear os artifícios!
 E, se por algum motivo houverem acidentes, a conduta a ser tomada é lavar imediatamente o local queimado com água corrente, colocar compressas com água gelada -limpíssimas para que não haja infecção- por cerca de 15 minutos para que a queimadura não se alastre para camadas mais profundas da pele, e NÃO passar remédio/pomada algum, pois pode agravar o ferimento! Não estourar bolhas! É necessária a avaliação de um médico que irá classificar a gravidade da queimadura e prescrever o tratamento adequado!
Vamos cuidar de quem a gente ama e aproveitar a noite de ano novo com muita alegria e responsabilidade!

Boas festas!! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário