sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

-Ando devagar porque já tive pressa {...}


Ontem percebi que Alice esticava os bracinhos em direção ao sofá e entendi que ela gostaria de ficar apoiada ali. Acontece que o meu móvel é alto e sozinha ela não conseguiria apoiar as mãozinhas com a altura que tem e o mesmo acontece com as cadeiras aqui de casa .  Apesar disso, minha mocinha está querendo ficar em pé! Tratei de ajudá-la, e com as perninhas bambas ela tentava bem desajeitada a dar alguns passinhos. Minha pequena ainda não engatinha direito, e por enquanto vai de ré ou de lado, é muito bonitinho de ver!
Sou bem consciente de que cada criança tem o seu momento e de forma alguma quero apressá-la ou principalmente estressá-la para que desenvolva rápido. Apesar disso acredito que tenho  que deixar tudo preparado para que ela sinta-se bem e confortável para iniciar esse aprendizado tão importante! O que aprendi pesquisando e conversando com outras mães é que um bom começo é deixar o espaço livre - de móveis,brinquedos,tapetes felpudos,objetos de decoração- e  apostar em um calçado que proporcione estabilidade à criança, chinelos e sandálias podem não ser o ideal. Em seguida utilizar a mesma técnica que usamos para engatinhar, que consiste em colocar um objeto de desejo da criança a sua frente e chamá-la , de preferência com dois adultos no meio para apoia-la em caso de queda. Uma boa dica é colocar a criança para dar alguns passinhos na grama com o peito envolto a um lenço ou até mesmo aquelas mochilinhas com guia para bebês, pois além de facilitar a aprendizagem por ser uma superfície diferente amortece os tombos que podem vir. 
Como disse anteriormente, uma criança é diferente da outra e o caminhar depende de uma maturidade física e psicológica do pequeno, mas a idade mais comum para que comecem a andar é entre os 9 meses e 1 ano e 3 meses, podendo variar até 1 ano e meio! Aqui em casa seguiremos a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e não iremos utilizar o andador, pois além de ser considerado perigoso não ensina o bebê a andar de maneira correta. Mas este é um assunto para um outro post!
Agora é ter bastante paciência e calma para que tudo siga de forma saudável e a nossa pititica comece a correr por aí! 

#primeirospassos



Nenhum comentário:

Postar um comentário