domingo, 29 de dezembro de 2013

Ah, o verão! Uma delícia, mas cuidado com ele!

Fonte: Thaís Coutinho Fotografia

Muitas famílias optam por viajar para o litoral nos últimos meses do ano para aproveitar o sol e o calor, mas é nessa época também que as unidades de pronto atendimento lotam de crianças com probleminhas que poderiam ser evitados com cuidados simples.
A exposição ao sol é extremamente perigosa por causar queimaduras e desidratação [ já falamos sobre ela]  -tanto em adultos quanto nos pequenos- e por este motivo deve-se evitar ir à praia/piscina entre as dez da manhã e as quatro da tarde. O uso de fralda combinada à água do mar pode causar assaduras, que mais tarde irão judiar dos pequenos, então a troca deve ser constante e o uso de pomada para este fim também.O uso de  protetor solar é fundamental, e atualmente já contamos com fórmulas especiais feitas para crianças com idade acima dos 6 meses. O  chapéu e o guarda-sol também  não devem ser deixados de lado pois ajudam na proteção contra os raios solares. 
A ingestão de água -fervida ou filtrada- deve ser abundante, bem como alimentar-se com comidas leves e pouco condimentadas, frutas e  sucos naturais também devem constar no cardápio dos pequeninos. Outro problema muito comum nesta época do ano  é a otite externa por excesso de permanência no mar ou piscina, que causa bastante dor de ouvido! Micoses ocorrem pelo contato direto com a areia contaminada. Biquíni ou sunga molhada por horas podem causar infecções.
 As intoxicações alimentares geralmente são causadas após as refeições serem feitas em locais com higiene precária ou refrigeração inadequada e podem ser evitadas se os pais prepararem o alimento dos filhos, ou na falta desta opção, o mais apropriado é  procurar sempre restaurantes/lanchonetes confiáveis.
E por último eu gostaria de lembrar que todo cuidado é pouco tratando-se de banho de mar/piscina! Os afogamentos acontecem geralmente por um minuto de distração dos pais, sendo assim, é importante que a criança esteja sob o olhar de um adulto a todo momento e nunca, em hipótese alguma, deve ser deixada sozinha.
Ao viajar eu sempre trago uma bolsinha com medicamentos de que Alice possa precisar- receitados pela pediatra dela- como antialérgico, antitérmico e analgésico , soro fisiológico e álcool a 70% para desinfecção de superfícies e antissepsia da pele. Eu acho que é  melhor pecar pelo excesso e neste quesito sou muito cuidadosa! 
Os problemas são muitos, os cuidados que devem ser tomados são maiores ainda! Vamos aproveitar a melhor estação do ano - na minha opinião- com todo cuidado que ela merece para que nossas férias não virem um tormento! Volto a falar sobre cada ponto do post com a devida consideração após as férias! 
Até lá ! 


#todocuidadoépouco

Nenhum comentário:

Postar um comentário