sábado, 28 de dezembro de 2013

Estou "empanetonada"!

Ai mamães, que época boa é o Natal! Família, amigos e muita, muita comilança. Risos. Já prevejo uma dieta desintoxicante para perder as gordurinhas extras! Mas, deixando de lado este assunto, o que eu vim contar é que ganhei um presente que eu mais do que amei - obrigada cunhada-, um livro que eu estava querendo há algum tempo, que chama-se " Crianças Francesas Não Fazem Manha" da jornalista americana Pamela Duckerman. 
Com toda  a mudança na rotina que uma viagem traz, ainda não consegui sentar para iniciar a leitura do meu presente, mas observando comentários de pessoas que leram pude perceber que não trata-se de um manual de normas chatas visando educar os filhos. Folheando rapidamente vi que logo nas primeiras páginas a obra traz um mini dicionário, com as palavras e expressões mais usadas pelos pais franceses traduzidas para o nosso idioma.
A alimentação é um ponto bem discutido no livro, pois os pais franceses não restringem guloseimas como doces e salgadinhos - beirando ao radicalismo como geralmente fazemos-  e sim controlam os horários de ingestão, as mães procuram ensinar aos filhos hábitos saudáveis, preocupam-se com a forma física e o bem estar ,e a criança é inserida à rotina do casal e não determina uma nova forma de viver. 
Estou doida para descobrir os segredos dos pais franceses e tentar colocar em prática aqui em casa, pois a impressão que nos passam é que são serenos e que tudo está sob controle quase sempre. A autonomia -autonomie- é um ponte fortíssimo da educação francesa, já que os pais franceses estimulam os filhos a serem independentes e autossuficientes desde muitos pequenos, aliando sempre à cumplicidade -cumplicité-  que tentam desenvolver com os pequenos desde o nascimento afim de criar uma relação respeitosa e de afeto.
Educar os nossos pequeninos não é tarefa fácil e eu acredito muito que leituras como essa valem a pena para que possamos nortear a nossa maneira de ensinar, sem ser permissivo e também evitando ser radical demais! Estou em  ritmo de férias, volto com toda a força que este blog merece no início de janeiro, mas prometo vim dar mais um oizinho até lá! Vou aproveitar o descanso, o colo do marido e da família mais uns dias e já vou contando também minhas impressões sobre o livro! 
Um beijo amadinhos que me acompanham! 
#umbeijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário