terça-feira, 5 de agosto de 2014

O que eu faço quando{...}

Tem neném dodói em casa! {chuinf}

Fonte: site Dreams Time
Êêê tristeza do Jeca! Mais hora, menos hora nossos pititicos ficam doentes e nos deixam de coraçãozinho partido não é mesmo? Pois bem, sábado estávamos lindas e serelepes participando da hora do Mamaço e durante a madrugada a Lilizinha acordou vomitando! Assim, sem nem dar um aviso antes de que algo não estava muito bem com ela. Ok, papai acendeu a luz do quarto e eu fui para a sala com a pequena para tirá-la daquele ambiente todo melecado e para que ela se distraísse um pouco com algum desenho que estivesse passando na tv. Lili se acalmou e fui trocá-la, aí já percebi que outra coisa também não estava bem: a pequena estava com diarreia! -ai que tristeza-! Mais do que rapidamente o papai trocou de roupa e foi à farmácia para comprar um soro de reidratação oral ( também pode ser feito em casa, já ensinei aqui), uma água de côco e um picolé para a pequena. Sim minha gente, um picolé de fruta que as vezes desce melhor do que um líquido nesse momento e já dá uma ajudinha na hidratação.
Bebês/ crianças desidratam muito rápido e precisamos ficar muito atentos! Isso acontece porque em algumas situações ( suor excessivo, febre, vômitos, diarreia e rejeição a líquidos como no caso das dores de garganta)  não consegue repor todo o líquido e eletrólitos que perderam ( principalmente sódio e potássio). Nessa noite Alice foi dormir às 5 da manhã já bem cansadinha e com um pouquinho de febre que eu fiquei controlando durante as horas que seguiram. Aí vocês me perguntam:
- Por que vocês não correram para o médico? Minha resposta: 
-Porque ainda não haviam motivos! 
Nessas horas passam mil coisas na nossa cabeça e a vontade é de saber logo o que os nossos filhotinhos têm, mas aqui em casa nós sempre procuramos observar o estado da Alice antes de levá-la ao consultório médico ou a um hospital! Apesar de tudo a nossa filhota estava bem, aceitando bem os líquidos, estava espertinha, mamando muito bem. É claro que ela não queria comer nadinha, mas e para que alimento melhor do que o leite materno? 
No domingo ela continuou com a diarreia mas os vômitos e a febre cessaram! Aproveitamos até para visitar o bisa vovô e  ela divertiu-se um montão jogando bola com o titio JM! Durante a noite tentamos oferecer comidinha mas ela ainda não quis comer. Na segunda feira quase na hora do almoço a diarreia voltou e eu perguntei a médica - maravilhosa- da pequena se havia algo mais que eu poderia fazer e ela nos deixou mais tranquilos, pois estávamos no caminho certo! As orientações foram:
-Manter o aleitamento materno, cortar leite e derivados, oferecer dieta leve, administrar um repositor de flora intestinal ( que eu bem metida já tinha dado, hehe) e continuar hidratando a nossa princesinha! 
É super válido lembrar que cada caso é um caso! As vezes não há tempo de esperar e a criança precisa de uma avaliação médica urgente, principalmente se após as perdas de líquidos ela estiver muito sonolenta e desanimadinha, com a boca seca ou choro sem lágrimas, fazendo pouco xixi ou até mesmo com odor forte ou coloração escura.  Esses são sinais de super, ultra alerta!Ainda bem que aqui pudemos contornar bem e a Lilizinha já está recuperada! <3
Aproveito para contar as artes que ela fez hoje - pois é, tá ótima já!-: derrubou toda a água do Bóris nela e a comida também, espalhou talco pela casa inteira enquanto eu fazia pão e abriu vários saquinhos de chá na cozinha depois que eu já tinha limpado tudinho! risos Mas tudo bem, criança saudável é arteira mesmo! Eu prefiro assim, acho que todas preferimos!

Um beijão amadinhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário