sábado, 2 de agosto de 2014

A amamentação e os pitacos{...} E as críticas{...} E a parte linda{...}


 E quando as expectativas da mãe não condizem com a realidade que ela encontra? Ah mamães, bom seria se os filhos viessem com um manual de instruções e junto a eles menos palpiteiros não é mesmo!? Ontem foi comemorado o  dia mundial da amamentação e pelo o que eu pude perceber também nas redes sociais foi o dia de esfregar na cara das -menasmain* - que alimentam os babies com fórmula que elas são realmente muito "menas". {E que comece a eterna competição entre as mães!} Será que apenas eu acho essa uma situação muito chata? A partir disso eu pensei em muitas coisas para compartilhar com vocês em relação a mim mesma e ao meu primeiro contato como mamãe que amamenta, mas aí eu percebi que já havia falado sobre tudo isso em um post anterior -mas vou falar de novo mega resumidinho-. Logo que me entregaram a pequena eu sabia que precisaria oferecer o peito a ela  e bem desajeitada eu tentei colocá-la para sugar em uma posição nada confortável para nós duas já que eu estava ainda sob o efeito da anestesia. Os dias foram passando e após muitas tentativas, dores e choros de nós duas, nos acertamos. O aleitamento materno não é uma tarefa que é fácil de ser cumprida e exige muita força de vontade e principalmente o apoio familiar ou de amigos. Muitas vezes a mamãe não consegue amamentar por falta de um empurrãozinho do parceiro e/ou por conta da pressão psicológica que sofre por parte das pessoas que estão junto a ela. 
Mesmo que pareça um clichê eu venho reforçar:  não acredite em quem diga que você mãe não é capaz de amamentar seu filho, ou que o leite é fraco e não irá alimentá-lo! Com muita paciência e perseverança a amamentação passa a ser um momento único e maravilhoso entre mãe e filho que deixa marcas pela vida inteirinha, um vínculo muito forte e um amor muito grande! Hoje eu participei do mamaço ( grupo de mães que amamentam os filhos em ambiente aberto como forma de protesto à "proibição"/ olhares tortos da amamentação em locais públicos)  que aconteceu aqui em Curitiba e lá pudemos tirar dúvidas, compartilhar experiências e reforçar a ideia de que todas passamos por dificuldades mas que acima de tudo nós pudemos vencer mais essa etapa tão linda das nossas vidas! Por aqui o mamaço continuou -risos-  Alice chegou em casa e já quis mamar novamente e por mim continuará mamando até o dia em que ela não mais quiser...! Para as mamães que não puderam amamentar os seus pititicos, não sintam-se diminuídas ou tristes! Ainda haverá oportunidade de tentar novamente e se não houver o melhor a fazer é transmitir muito e muito amor!
 <3 
Bom sábado e um beijão! 

-menasmain*: menos mãe; mãe que não é considerada um exemplo de mãe perfeita e absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário